OFERTA & DEMANDA – Fatos que levam à melhor lucratividade

Aguilar Lopes

Aguilar Lopes

Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

Alguns fatores caracterizam as ciências econômicas e, dois deles são os mais importantes: a OFERTA e a DEMANDA. Estes identificam os elementos existentes numa relação de consumo, pois, quando um item é comercializado, automaticamente existem dois agentes econômicos, são eles: o COMPRADOR e o VENDEDOR, ou seja, o demandante e o ofertante, respectivamente.

O fato acontece desde as primeiras negociações conhecidas pelo homem, é simples de entender, veja: quando se existe uma alta oferta de determinado produto ou a existência de muita mão de obra disponível, é certo que o preço do produto e dos serviços irão cair, assim, caso houver escassez destes mesmos produtos ou serviços, automaticamente os preços tendem a aumentar.

Considero este fenômeno como uma estratégia natural e necessária para equilibrar o consumo de todos os PRODUTOS e SERVIÇOS existentes em todo o mundo. Veja a ilustração da figura abaixo:

O fenômeno está acontecendo neste período que estamos vivendo, ou seja, “pós-quarentena”. Entenda os acontecimentos: de forma brusca e repentina o mundo presenciou a pandemia da COVID-19, a quarentena causou um impacto econômico gigantesco, pois, com as restrições adotadas pelos governantes, o consumo de parte dos produtos e serviços, em vários segmentos, foi diminuído demasiadamente, então, as indústrias de base desaceleraram suas produções de matérias-primas, no entanto, quando os mesmos governantes/autoridades reabriram os comércios, houve um aumento do consumo maior do que as ofertas das empresas produtoras.

No segmento de Comunicação Visual não foi diferente, com a reabertura das empresas e do comércio, aquilo que não vinha sendo consumido por meses, passou a ser necessário em semanas, então, será impossível as indústrias suprirem de imediato. Quando isto acontece, automaticamente as indústrias de base aumentam seus preços de matérias-primas, o que, consequentemente, faz ocorrer em toda a cadeia, do contrário ninguém conseguirá repor seus estoques.

As indústrias de base podem demorar mais algumas semanas ou meses, até regularizar suas produções, então, retomaremos o equilíbrio da OFERTA e da DEMANDA.

Em última análise, se você foi pró-ativo, visionário e adquiriu certa quantidade de produtos que poderão ser convertidos e suprir a necessidade de seus clientes finais neste momento, valorize seu estoque, faça-o render mais do que você havia planejado, use de suas boas estratégias de vendas, trabalhe produtos alternativos, ou seja, aproveite e inove incentivando novos consumos e melhorando sua lucratividade.

A dedicação de quem é empreendedor, que sonha e quer a realização com o melhor resultado, precisa ser inteligente, versátil e moderno. Estes cuidados lhe farão a grande diferença na condução de seu negócio. Por isto, trabalhe com equilíbrio, busque a melhor qualidade, aliada ao crescimento de sua equipe.

Lembre-se: “todo resultado vem depois das ações das Pessoas”.