O EMPREENDEDOR DE $UCESSO

Aguilar Lopes

Aguilar Lopes

Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

SONHAR é a primeira característica do empreendedor de sucesso, é isto que o fará se motivar à busca da maior das características que é a REALIZAÇÃO.

Todo negócio possui uma história, um retrato, um contexto, nada nasce por acaso e muito menos prosperá por acaso, é preciso muita organização, controle e dedicação.

Não menos importante, ter em mente algumas bases e princípios lhe trará melhor sustentação corporativa. Em minha opinião, a Matriz CHAVE (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Entusiasmo), esclarece os caminhos a serem seguidos, não apenas pelo empresário líder, mas, às pessoas ligadas, direta e indiretamente, sendo os norteadores do negócio, sejam eles de pequeno, médio ou de grandes investimentos iniciais.

O empreendedor sonhador é geralmente uma grande pessoa, sensível e obstinado a fazer com que as PESSOAS cresçam, e claro, é também a “mola mestra” do desenvolvimento dos negócios geradores de empregos e rendas em todo o planeta, ou seja, PESSOAS é o grande segredo em tudo que possamos compreender, deste os objetivos físicos, materiais, até aqueles que estão ligados aos sentimentos, à fé, a espiritualidade e o otimismo. É exatamente por isto, que os estudiosos dão tanta importância para o fator auto-equilíbrio no mundo contemporâneo.

As maiores empresas, que a humanidade presenciou, nasceram na primeira revolução industrial, no entanto, hoje estamos vivenciando a quarta geração desta revolução, de uma forma totalmente diferente, com outros conhecimentos, posicionamentos, inclusive com PRODUTOS & SERVIÇOS que diferem muito daquilo que é tradicional, ou que tanto os consumidores acreditavam.

Na verdade, quem se dispõe a ser EMPREENDEDOR, precisa estar sintonizado com 10 características principais que são:

I – A BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS;

II – SER PERSISTENTE;

III – CORRER RISCOS CALCULADOS;

IV – EXIGER QUALIDADE E EFICIÊNCIA;

V – SER EXTREMAMENTE COMPROMETIDO;

VI – BUSCAR INFORMAÇÕES;

VII – ESTABELECER METAS PARA TUDO;

VIII – PLANEJAR E MONITORAR SISTEMATICAMENTE;

IX – POSSUIR PODER DE PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS ESTABELECIDOS;

X – GOSTAR DE INDEPENDÊNCIA E POSSUIR AUTOCONFIANÇA.

É óbvio, que não existe uma “receita do bolo” para aprender a ser empresário, no entanto, a ONU (Organizações das Nações Unidas), para o tema, conta como seu representante no Brasil o SEBRAE (Empretec e outros), sem contar as outras instituições de ensino e outros vários organismos que são incansáveis no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, então, o empresário que realmente possui interesse em desenvolver seu negócio/empresa e, que tenha atitude, irá buscar ajuda, novos conhecimentos, novas alternativas, ou seja, se preparar para os desafios que todo e qualquer segmento possui.

É importante também, entender os papéis do EMPREENDEDOR, do GESTOR e do LÍDER, são funções distintas, que podem ser acumulativas, mas, nunca confundidas.

Para concluir, é preciso ACREDITAR! CONFIAR! Ter FÉ! Ser OTIMISTA! E propagar a BONDADE.