FAÇA MAIS DAQUILO QUE VOCÊ FAZ MELHOR

Aguilar Lopes

Aguilar Lopes

Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

Muitos ainda não estão acreditando naquilo que estamos vivenciando, alguns sentem a sensação de que estão sonhando, assistindo a um filme ou até mesmo que é algo fictício, mas, o mundo está presenciando algo que há muitas décadas não ocorria, por isto, o sentimento de surpresa e espanto.


Quando algo, de tamanha gravidade acontece, atingindo direta e indiretamente a sociedade, as pessoas agem de formas distintas, ou seja, algumas retornam às suas origens, suas crenças e os costumes familiares, outras, que já se encontram num outro patamar de esclarecimento ou que se depararam com tais paradigmas e os superaram, enfrentam os problemas com melhores condições de resolvê-los.

“Há os que se queixam sobre o vento; os que esperam que ele mude, e os que procuram a justar as velas” – William George Ward

Quando trazemos todas estas questões para o âmbito da vida profissional, para o mundo dos negócios, inclusive aos empreendedores que sejam: pequenos, médios ou grandes, a situação pode se agravar, pois, outras pessoas dependem direta ou indiretamente de suas atitudes, ações e decisões.


O Psicólogo americano Daniel Goleman, que é grande pesquisador contemporâneo, mapeou a “Inteligência Emocional”, que é indispensável a quaisquer das profissões na atualidade, dividindo-a em pilares. Veja:

1º Pilar: Autoconsciência – habilidade de saber diferenciar emoções de sentimentos;


2º Pilar: Autogestão – habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os para cada situação;


3º Pilar: Automotivação – habilidade de dirigir emoções a serviço do objetivo de melhorias constantes;


4º Pilar: Empatia – habilidade de reconhecer emoções em outras pessoas;


5º Pilar: Sociabilidade – habilidade em relacionamentos interpessoais.

Depois desta introdução, podemos ir para a prática e elaborar seu PLANO DE AÇÃO, acompanhe as dicas:

1 – Escreva: QUEM É VOCÊ;
2 – O QUE VOCÊ QUER;
3 – O QUE VOCÊ NÃO QUER;
4 – Relacione seus PONTOS POSITIVOS (tudo aquilo que você gosta em você ou de seu negócio), na frente de cada item, escreva seus PONTOS NEGATIVOS (aquilo que não lhe agrada);

Com certeza, você possui vários SONHOS, todos eles são possíveis, basta que seja organizado, obstinado, resiliente e trabalhador, vamos às próximas dicas:

5 – Estabeleça METAS (colocar seus sonhos no papel);
6 – Escreva também as ESTRATÉGIAS que fará para
contornar os prováveis problemas;
7 – Para cada ação estabeleça uma DATA para conclusão;
8 – Crie uma AGENDA e siga com o máximo rigor possível, você é o principal responsável pela execução;
9 – Estabeleça períodos certos para CONTROLE e AVALIAÇÕES, confrontar METAS x RESULTADOS.

Não delegue ações que você mesmo possa fazer neste momento, FAÇA VOCÊ! Se ocupe com as atividades que você planejou, faça o que você mais gosta, faça aquilo que você é bom. As pessoas estão acostumadas com o normal de sempre, então, FAÇA DIFERENTE! Faça aquilo que irá surpreender os demais e até você mesmo.

Ler bons livros, artigos, reportagens, assistir vídeos, filmes e neste “novo normal” participar de lives e outras atividades on-line, que realmente venham agregar conhecimento e lhe manter atualizado, irá, com certeza, melhorar sua autoestima e fazê-lo sentir integrante e mais produtivo na sociedade como um todo.

Lembre-se que existem três zonas importantes para o desenvolvimento das pessoas: MEDO, APRENDIZADO e CRESCIMENTO. Em qual delas você está? Reclamar é mais fácil do que fazer, no entanto, depois de feito a sensação de realização de quem o fez é indescritível.

Pessoas otimistas darão certo sempre, elas são dedicadas, obstinadas, trabalhadoras e jamais desistem de seus sonhos. Creio que com as dicas aqui apresentadas, você poderá ser mais eficaz, então, FAÇA MAIS DAQUILO QUE VOCÊ FAZ MELHOR.