CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS

Aguilar Lopes

Aguilar Lopes

Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

O quê fazer quando você não sabe fazer?

Há séculos que o homem busca alternativas para desenvolver seus negócios e fazer com que as Pessoas cresçam significativamente. Estes fatores levaram historicamente à primeira Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII. Hoje, segundo os estudos e os críticos do assunto, estamos vivendo a quarta revolução, esta classificação cronológica e histórica nos dá uma ideia de evolução significativa.


O homem busca melhorias constantemente por sua manutenção e sobrevivência em todos os sentidos. No mundo dos negócios, o fato requer um esforço físico e psíquico cada vez maior dos empreendedores e profissionais das várias áreas, pois, precisam aprimorar inventos que ofereçam Produtos & Serviços capazes de suprirem as necessidades dos seres humanos, consumidores estes, que estão incrivelmente mais exigentes e apressados por alternativas mais saudáveis, ecológicas, adaptáveis e sustentáveis.


Historicamente, os cientistas e críticos do mundo dos negócios aconselham as Pessoas a estudarem, se prepararem para os desafios que irão encontrar durante os processos de desenvolvimento das empresas, desde sua concepção até o momento de se fechar o CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS, que é o tema deste artigo.


Todo empreendedor possui algumas características importantes, elas são reconhecidas, o conhecimento e desenvolvimento delas é que farão o negócio prosperar ou não. Por exemplo: sonhar com um novo negócio, mas, não ter a atitude de colocar em prática, com toda a certeza não ocorrerá a esperada realização do sonho.


De forma rápida, falo sobre a pessoa do empreendedor, do gestor e do líder, que apesar de parecerem funções iguais, são muito diferentes, veja:

  • O Empreendedor tem visão aguçada das possíveis oportunidades, ele possui uma força de vontade incrível e sua satisfação maior está na auto-realização.
  • O Gestor é aquele que se concentra nas atividades e ações organizacionais, cronológicas, corporativas, busca por técnicas, lucratividades e resultados positivos.
  • O Líder é o agente global dos negócios, possui visão abrangente, é transparente, obstinado, resiliente, é capaz de extrair o que as Pessoas possuem de melhor, conseguindo resultados sustentáveis que se destacam.
    No Brasil, muitos empreendedores investem em negócios sem observarem processos fundamentais, tais como: planejamento, organização, posicionamento, produtos & serviços, estratégias falhas, etc., acabando por declinarem perante aos competidores.
    Quero destacar as fases mapeadas do CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS, conforme mostra a figura abaixo:

São vários os pontos críticos e problemas que uma empresa ou negócio poderá enfrentar, por isto, os agentes (empreendedor, gestor ou líder) deverão trabalhar de forma ativa em qualquer das fases que se encontra, seguir as orientações dos profissionais das áreas administrativas, contábeis e de inteligência de marketing fará a grande diferença no resgate das atividades, bem como, na salvação do negócio.


Seja a empresa de qualquer segmento, pare um momento, visualize a figura acima e veja se consegue identificar em que fase seu negócio se encontra. Caso não consiga detectar exatamente, você ainda não conhece os dados reais do seu negócio, procure de imediato alguém para auxiliar nas informações. Lembre-se: “quem não controla não gerencia”.


Estude, busque informações concretas para desenvolver seu negócio e melhorar a vida das Pessoas. É possível fazer mais e melhor.

SEM TRABALHO FORTE NADA ACONTECE!

Posts Recentes