A EMPRESA NÃO PODE PARAR! – 2 Parte

Aguilar Lopes

Aguilar Lopes

Líder Coach de Negócios | Missão: incentivar pessoas

SEGUNDO ROUND NO COVID-19

Foi difícil, não está sendo fácil, nunca nossa geração enfrentou uma situação tão crítica, no entanto, é preciso ter paciência, calma e buscar as alternativas capazes de fazer algo que possa salvar seu negócio. Você pode até ter a sensação que tudo está parado, mas, o tempo não para e as coisas jamais estarão paradas completamente. Neste momento você precisa ainda dar mais de si mesmo pelo seu negócio. Veja algumas instruções importantes:


1 – PESSOAS


1.1 – Continue orientando-as, mostre-se preocupado e acompanhe-as dando-lhes informações verdadeiras (fatos e dados). O verdadeiro líder é aquele que consegue extrair o melhor de cada pessoa;
1.2 – Se possível for, trabalhe com a alternativa de home-office, principalmente no contato com clientes;
1.3 – As pessoas que fazem serviços externos precisam ter medicamentos para estabilização da imunidade, higiene pessoal e máscaras de proteção;
1.4 – Legalize todas as Pessoas que estão em quarentena, aproveite os benefícios do governo;
1.5 – Altere o horário de funcionamento de sua empresa, ou seja, comece mais tarde e feche mais cedo, este procedimento faz com que as Pessoas utilizem os meios de transporte em horários com menor fluxo e riscos;
1.6 – Caso alguém apresente qualquer sintomas de gripes, libere-o para casa, precisa de diagnóstico e tratamento, seguindo as orientações médicas;
1.7 – A pandemia será controlada definitivamente quando a grande maioria da população estiver imune, então, vamos ter que passar por ela, nada de pânico.


2 – ANALISE SUA EMPRESA


Agora é a hora de você mostrar sua capacidade de gerir seu negócio, lembre-se, “quem não controla não gerencia”. Você pode fazer tudo isto internamente, veja as dicas:


2.1 – Você terá que replanejar seu negócio, então, é importante olhar para o AMBIENTE INTERNO e relacionar suas FORÇAS e também suas FRAQUEZAS, reflita o AMBIENTE EXTERNO e busque todas as OPORTUNIDADES e os riscos de prováveis AMEAÇAS, escreva de forma simples, mas escreva;
2.2 – Você precisa conhecer ainda mais os números de sua empresa, aproveite seu tempo, a hora é agora;
2.3 – Faça novamente outra reunião de fluxo de caixa (levante tudo o que tem para pagar e o que tem para receber – entenda, estabeleça novas regras, oriente seus Colaboradores e comunique seus clientes);
2.4 – Reveja os números e taxas que seus bancos lhe estão cobrando, conheça os recursos e saiba negociar;
2.5 – Seu contador deverá orientá-lo sobre os próximos passos para recolhimento de tributos, as alternativas e benefícios que sua empresa poderá receber;
2.6 – Use o telefone, WhatsApp e e-mail, eles não transmitem qualquer vírus;
2.7 – Reveja os processos de produção e serviços, é o momento de fazer diferente, explore talentos;
2.8 – Use as Redes Sociais, crie um site organizado, que ofereça seus produtos e serviços de forma segmentada, sistematizada e que tenha maior alcance e eficácia.


3 – OS CLIENTES


Continue mantendo a calma e agindo de forma prudente e profissional, acompanhe as dicas:


3.1 – Mantenha a comunicação empresarial com seus clientes, não os esqueçam, é importante, mesmo sem contato físico ou pessoal, contatá-los e incentiva-os;
3.2 – Se ainda não fez, faça o recadastramento de seus clientes, preencha todos os campos do sistema ERP/CRM, organize sua carteira de clientes, entenda sua curva ABC e faça uma classificação especial;
3.3 – No último artigo, você aprendeu sobre os três horizontes possíveis para PRODUTOS & SERVIÇOS, agora é preciso buscar prováveis mercados/segmentos, que já se encontram em funcionamento, vamos aos exemplos:
3.3.1 – Visite todas as empresas de seu bairro ou cidade que já estão abertas, investigue o consumo, as necessidades atuais e as tendências para os próximos meses, traga tudo para sua realidade, com base em suas estruturas e limitações de Pessoas, produção, equipamentos e formalize suas alternativas e soluções para melhor atender essas empresas. Neste momento, talvez seja preciso fazer algo que sua empresa jamais fez, então, pesquise, estude, provoque, mas, faça e faça seu melhor.


Não delegue ações que você mesmo possa fazer neste momento, faça visitas em farmácias, supermercados, pet’s, oficinas, lojas de decorações, materiais de construções, hotéis, motéis, órgãos públicos, tenha reuniões importantes com marceneiros (eles estão dentro das casas das pessoas todos os dias).


Penso que o pior já passou, várias empresas estão gradativamente reabrindo, é preciso sair na frente e aproveitar as oportunidades. Lembre-se que você pode fazer muito pela sua empresa, não a deixe parar.