O QUE FAZER NESTE MOMENTO DE COVID-19?
Neste momento de tensão, é preciso ter paciência, calma e buscar todas as alternativas para se manter na ativa, pois, é impossível parar totalmente, ficar sem provocar ações ativas é pior, então, veja algumas instruções:
1 – PESSOAS
1.1 – Oriente-as, lembre-se que as Pessoas precisam ser LIDERADAS, elas precisam de norteadores;
1.2 – Faça uma reunião organizada, ofereça suporte para melhoria da imunidade e higiene pessoal para todos;
1.3 – Disponibilize a alternativa de home-office para aqueles que podem exercer suas funções a partir de casa;
1.4 – Para as pessoas que precisam estar executando serviços de recebimento ou entrega de mercadorias, dinheiro ou contato com outras pessoas, disponibilize medicamentos para estabilização da imunidade, higiene pessoal e máscaras de proteção, além de todos os cuidados já publicados para a prevenção;
1.5 – Caso tiver algum Colaborador que possui férias em aberto, conceda férias de forma organizada;
1.6 – Altere o horário de funcionamento de sua empresa, ou seja, comece mais tarde e feche mais cedo, este procedimento faz com que as Pessoas utilizem os meios de transporte em horários com menor fluxo e riscos;
1.7 – Caso alguém apresente qualquer sintomas de gripes, libere-o para casa e tratamento, seguindo as orientações médicas.
2 – ANALISE SUA EMPRESA
Agora é a hora de você mostrar sua capacidade de gerir seu negócio, lembre-se, “quem não controla não gerencia”. Você pode fazer tudo isto internamente, veja as dicas:
2.1 – Tire um tempo para estudar e conhecer melhor os números de sua empresa;
2.2 – Faça uma reunião de fluxo de caixa (levante tudo o que tem para pagar e o que tem para receber – entenda, estabeleça novas regras, oriente seus Colaboradores e comunique seus clientes);
2.3 – Reveja os números e taxas que seus bancos lhe estão cobrando, você poderá estar pagando coisas que nem sabe;
2.4 – Faça uma reunião com seu contador, peça a ele orientações específicas sobre os pagamentos de tributos e as alternativas e benefícios que poderá ter;
2.5 – Faça atendimento por telefone, WhatsApp ou e-mail;
2.6 – Reveja os processos de produção e serviços, é o momento de fazer diferente.
2.7 – Faça uma “força tarefa” para limpar todos os ambientes;
2.8 – Aquela mesa de corte que possui muitos pedaços de materiais “jogados”, veja o que poderá ser utilizado e o restante dispensa, faz doação, mas, limpe!
2.9 – Aquela produção com piso sujo, cheio de pedaços de autoadesivos, é a hora de limpar tudo e jogar o lixo fora;
2.10 – Aquele resíduo de tinta à base de solvente poderá ser utilizado para pintar o piso da produção, as calçadas e até algumas ferragens;
2.11 – Aquelas mesas cheia de papéis velhos, que você não mais utiliza, faça uma limpa, reveja tudo;
2.12 – O carro que precisa de limpeza e reparos, agora é a hora, limpe-o, faça a manutenção, bem como, outras coisas que você descobrirá se olhar.
3 – OS CLIENTES
A primeira coisa é não propagar a tensão, o desespero, é importante manter a calma e agir prudentemente, acompanhe as dicas:
3.1 – Manter a comunicação empresarial com seus clientes, não os esqueçam, é importante, mesmo sem contato físico, contatá-los e incentivá-los;
3.2 – Agora você tem um tempo especial para organização de sua carteira de clientes, faça uma atualização cadastral completa;
3.3 – Em tempos de dificuldades é preciso entender os PRODUTOS & SERVIÇOS numa escala de horizontes:
3.4.1 – Horizonte I: Produtos & Serviços que você produz atualmente e que precisa proteger, então, se está difícil vender para seus clientes normais, busque novos clientes, novas alternativas, ou seja, onde produzia um banner para alguém do seu bairro, produza um autoadesivo para ser utilizado em algum eletrodoméstico ou parede doméstica;
3.4.2 – Horizonte II: Produtos & Serviços que você ainda não produz, mas, que com um pouco de criatividade e dedicação poderá produzir, ou seja, busque algo novo para apresentar aos seus clientes;
3.4.3 – Horizonte III: Produtos & Serviços que você ainda nem imagina existir, mas, que se buscar e inovar poderá ser sua grande estratégia para o futuro, você se tonará referência nisso e por consequência seus clientes o recomendará. Já passamos por grandes desafios, este será mais um, então, seja o melhor consultor de sua empresa hoje e não deixe ela parar.