No início de 2020, muitos estudiosos, previam grandes crescimentos em vários mercados, inclusive o aquecimento no segmento da Comunicação Visual, Publicidade e Propaganda, no entanto, a pandemia COVID-19 causou impactos incríveis no segmento de Comunicação Visual, muitas empresas fecharam, outras ainda em dificuldades, somente aquelas que saíram do trivial, ou seja, se adaptaram às necessidades produtivas durante a quarentena e estão gozando de uma situação um pouco mais confortável.
No Brasil, com a reabertura das atividades econômicas, os programas de apoio do governo, a campanha eleitoral e as atividades motivadoras de consumo de final de ano, aqueceram os mercados e provavelmente ainda se recupera, alcançando certa positividade econômica.
Todo este histórico de acontecimentos e as necessárias adaptações fizeram com que o empreendedor brasileiro se atentasse ainda mais para as TENDÊNCIAS futuras, pois, 2021 já se deslumbra às nossas portas. É mais que o momento para os entusiastas e pessimistas estarem de prontidão e tecerem seus comentários técnicos que mais se adequam às expectativas dos vários mercados que formam a economia brasileira.
É muito importante entender o significado do termo TENDÊNCIAS, aproveito e caracterizo como: quebra de paradigmas e as direções que o mercado certamente irá seguir.
Na Comunicação Visual e Impressão Digital, existem algumas linhas que devem se caracterizar durante o próximo ano, veja:
1 – PAINÉIS CORPORATIVOS – cada vez mais diversificados, mistos e interativos, os substratos utilizados para revestimentos são versáteis e alternativos;
2 – TECIDOS – os tecidos realmente invadiram todos os projetos de comunicação em PDV’s do mundo, a qualidade e as aplicabilidades ficam melhores a todo o tempo, a aceitação e satisfação do cliente final é o resultado de tamanha diversificação no nicho;
3 – EQUIPAMENTOS MULTIFUNÇÕES – a evolução tecnológica das máquinas, equipamentos e até mesmo ferramentas proporcionam melhorias significativas nos processos de qualidade e rapidez das produções;
4 – SUSTENTABILIDADE – as Pessoas continuam buscando produtos e serviços que ofereçam conceitos e atributos sustentáveis. Atualmente, não só as grandes empresas, mas, as médias e pequenas já escolhem por soluções versáteis, de total aproveitamento e que estejam legais, inclusive em conceitos de “eco inovação”. Há décadas a empresa HP investe incrivelmente no desenvolvimento de tecnologias eco inováveis, é o caso das impressoras HP-Látex, que além de imprimir variada gama de substratos flexíveis, tais como: papéis, laminados de PVC, tecidos sintéticos e naturais, poliésteres e muitos outros, é a mais sustentável. Então, quem deseja se diferenciar, com certeza terá que inovar, fazer diferente para buscar resultados diferentes;
5 – INTEGRAÇÃO AO DIGITAL – independentemente como sua empresa trabalha, produz e comercializa, é muito importante conhecer, entender e colocar em prática o Marketing Digital, integrar as comunicações é uma tendência necessária para o próximo ano;
A necessidade de ficar atento às movimentações dos mercados não se finda por aqui, além das cores, modas, tecnologias, enfim, novidades de forma geral, é preciso saber que ainda existem muitas oportunidades para as empresas de Comunicação Visual e Impressão Digital, veja os segmentos em alta:
a) DECORAÇÃO DE AMBIENTES – não só os espaços domésticos, mas, os comerciais, industriais, educacionais, da medicina em geral entre outros;
b) VIDA SAUDÁVEL – as Pessoas estão buscando se alimentar melhor, utilizar de academias e projetos que lhe tragam uma qualidade de vida melhor;
c) HOME-OFFICE – muitas profissões são possíveis serem executadas a partir de casa, inclusive em qualquer parte do mundo;
d) MERCADO CORPORATIVO – este nicho é gigante, existem muito a ser explorado, é preciso treinar, conhecer melhor, se aperfeiçoar para poder atender de forma profissional e completa.
Ainda bem que o ano não acabou, pois, é preciso trabalhar as estratégias para 2021, é impossível relaxar agora, pelo contrário, este é o momento exato e importante para discutir e arquitetar o PLANO DE NEGÓCIOS de sua empresa de CV ou de qualquer outro segmento.
Livre-se de cargas pesadas, livre-se de documentos longos, complexos e burocráticos, use técnicas modernas, simples, porém, completas e de fácil entendimento entre as Pessoas que colaboram com seu negócio.
Vamos a um passo a passo importante:
1 – CONTEXTUALIZAÇÃO: escreva uma introdução sobre seu negócio, coloque tudo que venha à sua cabeça, sem se preocupar com a ordem, faça uma redação real, conte sua história, leia, releia e faça todas as complementações necessárias;
2 – DIAGNÓSTICO: escreva todos os PONTOS FORTES e todos os PONTOS FRACOS que conseguir relacionar, pergunte também para seus Colaboradores, incentive-os para uma participação verdadeira e imparcial. Depois, relacione também todas as possíveis OPORTUNIDADES, tudo aquilo que talvez não tenha conseguido colocar em prática, mas que poderá ser realizável e, também relacione para cada oportunidade uma possível AMEAÇA ou algo que poderá atrapalhar sua realização;
3 – ESTABELEÇA METAS: para tudo na vida de um negócio é preciso ter metas. As metas são uma referência para transformar seus sonhos em realidade;
4 – ESTRATÉGIAS: com as metas estabelecidas, é preciso escrever todas as estratégias possíveis para alcançar os objetivos pretendidos. É o momento de utilizar todo raciocínio lógico para evitar possíveis erros, retrabalhos e desperdícios;
5 – AGENDA DE AÇÕES: é aqui que irá trabalhar um cronograma de execução com todas as ações ativas positivas a serem executadas, bem como, suas datas de conclusões;
6 – CONFERIR: isto deve acontecer depois de um determinado período, pode ser, diário, semanal, mensal, etc., no entanto, se deixar por um longo tempo sem saber as informações, dados e fatos de sua operação, pode ficar tarde para fazer os ajustes necessários;
7 – CORREÇÃO: quando é realizada a conferência, ou seja, o confronto das METAS x RESULTADOS, e por acaso encontrar alguma não conformidade, problemas ou qualquer dado que aponte para certa negatividade, é imprescindível a correção imediata, disponibilizando as informações no seu Plano de Negócios.
É sabido que as ferramentas próprias para fins de planejamento profissional (CANVAS, SWOT, 5W2H, etc.), são muito importantes, no entanto, requer conhecimento técnico para seu devido preenchimento, execução, acompanhamento e manutenção.
Faça seu planejamento 2021 considerando as dicas de tendências. Elas serão norteadores de seu negócio, novos mercados e resultados.